quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Como tratar a acne ativa



Provocada pela bactéria Propionibacterium acnes, a acne é um problema que requer cuidado e disciplina. Atualmente são diversas as técnicas para o tratamento da doença que podem ser indicadas pelo dermatologista como medicamentos tópicos e orais para o paciente utilizar em casa e procedimentos realizados na clínica.

O primeiro mandamento para quem tem acne é nunca espremer os comedões, pois a bactéria presente nas unhas pode piorar a infecção da pele, além de causar as terríveis manchas. Outras dicas são não tomar banho com água quente para não dilatar os poros, não friccionar a pele com bucha e não lavar a área atingida várias vezes ao dia, para não ter o efeito rebote de aumento da secreção sebácea. Evite também o consumo exagerado de alimentos gordurosos como frituras e chocolate.

Outro cuidado é não se expor ao sol. Ao contrário do que muita gente pensa, tomar sol não ajuda a secar as espinhas. O sol pode gerar novas lesões ao aumentar a transpiração e a secreção sebácea, piorar a inflamação e causar manchas na acne já existente.

Tratamentos
O tratamento via oral pode ser à base de antibióticos orais nos casos de pústulas (espinhas amarelas). Já nos casos mais graves e quando há cistos, é recomendável o uso da isotretinoína oral. Porém, apenas o dermatologista pode indicar o melhor tratamento. A limpeza de pele com profissional qualificado é essencial.

Costumo indicar para os meus pacientes sabonetes e tônicos que contenham ácido salicílico (para controlar a oleosidade), peróxido de benzoíla (para diminuir a hiperprodução sebácea e a inflamação) e tretinoína (para agir sobre os comedões).

Quanto a maquiagens, opte pelas do tipo matificante ou oil free e antes de dormir faça a limpeza adequada para não obstruir os poros. Algumas marcas possuem base contendo ácido salicílico em concentração baixa e podem ser usadas durante o dia. Veja dicas de como limpar a pele aqui  no blog.

Não devemos nos esquecer de hidratar a pele para equilibrar o pH. O dermatologista pode prescrever hidratantes específicos para pele acneica com sebo regulador antes do filtro solar (também com controle de oleosidade).

Entre as tecnologias disponíveis encontram-se a luz azul do Multiwaves e a luz pulsada do Harmony com a ponteira AFT 420nm, que atuam sobre a bactéria da acne. Se o seu problema são as cicatrizes, falamos sobre elas aqui.

A acne também pode se manifestar na fase adulta, mesmo que a pessoa não tenha tido o problema durante a adolescência. Isso ocorre devido a distúrbios hormonais ou certos tipos de medicamentos. Já em adolescentes, a causa é o aumento da produção dos hormônios sexuais. O tratamento com o dermatologista é indispensável em qualquer caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário